quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tricotilomania - Eu tenho! :(



Sintomas:

Tricotilomania é um distúrbio caracterizado por arrancar cabelos sem fins estéticos. Os mais comuns são os cabelos, mas podem ser cílios, sobrancelhas, barba, pelos pubianos.

Algumas pessoas, especialmente crianças, também podem arrancar pêlos de outras pessoas ou de animais de estimação.

É comum que as pessoas com Tricotilomania comam, brinquem com os cabelos que arrancam, passem nos lábios, mordam a raiz, etc. Isto não faz sentido, elas sabem disso, mas todos os rituais da Tricotilomania não fazem sentido mesmo, portanto um a mais ou um a menos ... Elas também podem apresentar comportamentos como cutucar a pele ou roer as unhas.

A Trico pode ser transitória, episódica ou contínua e sua intensidade pode variar. A pessoa pode passar semanas ou meses sem apresentar este comportamento e, de repente, recomeçar de modo inexplicável.

Como qualquer outro comportamento, existem diversos graus de gravidade. Por exemplo, desde pequenas falhas nos cabelos ou áreas de Alopécia até mesmo calvície total.

Na maioria das vezes este comportamento começa na infância ou adolescência.

Existe um pequeno grupo de crianças que começa a arrancar os cabelos ainda em idade pré-escolar. Essas crianças apresentam o distúrbio de maneira mais benigna e por tempo limitado.

A pessoa arranca seus cabelos devido à:

Impossibilidade de resistir ao impulso. 
Sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los. 
Sensação de alívio da ansiedade , após arrancar os fios de cabelo. 
Conseqüências:

Pessoas com Tricotilomania se sentem envergonhadas pelo seu comportamento e sua aparência. Elas podem esconder o problema de sua família e amigos, ou até mesmo negar inteiramente o comportamento.

Elas recorrem freqüentemente a penteados elaborados, apliques, perucas. Vergonha e desconforto podem ter repercussões graves na auto-estima, na carreira e da vida social e podem até levar a pessoa a evitar tratamento médico adequado.

Para muitos o aspecto mais vergonhoso da Tricotilomania é a ingestão de partes do cabelo, como as raízes, ou do cabelo inteiro. A ingestão de cabelos pode levar ao desenvolvimento de "bolos" de cabelos no estômago ou intestinos, o que é raro, mas perigoso.

Causas:

A causa é desconhecida. As pacientes e suas famílias têm maior incidência de Tricotilomania, Distúrbio Obsessivo Compulsivo, Síndrome de Tourette, Síndrome do Pânico e Depressão do que outras famílias.

Provavelmente existe uma combinação de fatores genéticos que provocam uma disfunção de Neurotransmissores associada a problemas emocionais que desencadeiam os sintomas.

Para os pais: não se culpem, pois esse problema não foi causado por falhas de educação, OK ?

Meninas, não se achem neuróticas nem loucas. Vocês sofrem de Tricotilomania que é uma doença como outra qualquer, só que um pouco mais esquisita e difícil de tratar.

Situações mais freqüentes que pioram (mas não causam !):

Emoções desagradáveis (ansiedade, tensão, raiva e tristeza). Atividades sedentárias e contemplativas, durante as quais as mãos estão livres e a mente está ocupada.

A pessoas arranca o cabelo distraidamente enquanto lê, fala ao telefone, dirige ou vê TV.

Há determinados horários do dia quando é mais freqüente que isto ocorra: muitas pessoas arrancam o cabelo à tardinha ou tarde da noite quando estão sozinhas, cansadas ou tentando adormecer.

Muitas pessoas que fazem isso descrevem seu comportamento como hábito, como roer as unhas ou estalar os dedos.

Algumas pessoas arrancam conscientemente, outras distraidamente.

Elas podem tentar obter simetria no crescimento de cabelos, para mudar ou igualar a linha do cabelo ou para arredondar uma área careca, por exemplo.

Também pode ser importante a aparência e textura dos cabelos que elas arrancam. Muitas pessoas arrancam só os curtinhos que estão nascendo, ou só os mais longos, só os fios de determinada textura ou cor, como os mais grossos ou os brancos.

O papel do Stress:

Embora algumas pessoas relatem acontecimentos estressantes precedendo o primeiro episódio, é muita simplificação concluir que arrancar cabelos é apenas uma reação ao stress.

Ao mesmo tempo, é comum que piore como resposta a fatores de stress como exames finais, prazos para entrega de trabalhos, etc. Assim é recomendável aprender a lidar com situações de stress da melhor forma possível, embora isso não impeça que a pessoa arranque os cabelos.

Como lidar:

A maioria delas faz tentativas para parar de arrancar cabelo, com graus variados de sucesso. Porém, apesar de esforços às vezes heróicos, a maioria volta a arrancar, mesmo se conseguirem um período de abstinência. Culpar uma pessoa por arrancar cabelo é o mesmo que culpar um asmático por não conseguir respirar. Crítica, raiva e acusações não vão diminuir o problema e podem aumentar a vergonha, a Depressão, a ansiedade e a baixa auto-estima que freqüentemente acompanham a Tricotilomania.

Tratamento:

Ainda não existe um tratamento completamente eficiente.

O ideal é a seguinte combinação:

1. Resistir ao impulso. Quanto mais você resistir melhor, por mais ansiosa que fique. Sem essa resistência nenhum tratamento dá certo.

Nenhum comentário: